Manual de Boas Práticas

  • Monitorização, gestão e governança
  • AMPs na costa portuguesa

Projeto-Piloto DNA Ambiental

  • Monitorização da Biodiversidade
  • Ferramenta não invasiva

Promoção de AMPs Portuguesas

  • Disseminação de resultados
  • Importância e sustentabilidade

O aumento da temperatura global, da poluição e da sobrepesca levaram a uma grande diminuição da biodiversidade, causando um grande desequilíbrio nos ecossistemas marinhos. A criação de Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) tem sido uma das ferramentas mais utilizadas nas últimas décadas para a conservação de habitats e de recursos marinhos, em particular através da exclusão ou redução de atividades como a pesca ou atividades destrutivas.

Estas zonas, geograficamente delimitadas e protegidas por lei, limitam a atividade humana nela existente, permitindo às espécies recuperarem, mantendo habitats intactos, produzindo oxigénio e retendo carbono. Ter AMPs eficientes pode ser o primeiro passo para proteger a biodiversidade e uma arma eficaz no combate às alterações climáticas.

BiodivAMP: Protegendo Nossos Oceanos, Preservando Nossa Biodiversidade!

ANA FARIA

MARE ISPA

FREDERICO ALMADA

MARE ISPA

DIOGO PAULO

CCMR

JOAQUIM PARRINA

ECOLAGA

Artigos Recentes

Notícias acerca do projeto

  • Lançamento do BiodivAMP chega à comunicação social

    O arranque do projeto BiodivAMP não passou despercebido aos meios de comunicação social, tendo sido destaque no Observador. O jornal online evidenciou a criação do website do projeto e divulgou quais as próximas iniciativas do consórcio BiodivAMP: a preparação do Manual de Boas Práticas para a monitorização, gestão e governança de Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) na…

    Ler Mais

  • Áreas Marinhas Protegidas em destaque na CMTV

    O projeto BiodivAMP e as áreas marinhas protegidas foram recentemente tema central do Falar Global, o programa de ciência da CMTV. Durante quase nove minutos, a reportagem evidenciou a importância das Áreas Marinhas Protegidas para a preservação da biodiversidade, bem como a relevância da tecnologia enquanto ferramenta essencial para a monitorização dos ecossistemas marinhos. Na…

    Ler Mais

pin-up apostas